Correspondência entre os 3ºs anos

Como prometido anteriormente, você pode conferir as nossas correspondências abaixo. Primeiro há a resposta da Turma das Pirâmides para a Turma das Lendas. Em seguida, a contra-resposta, aproveite:

Campinas, 07 de novembro de 2012.

 

Boa tarde Turma das Lendas,

foi uma surpresa receber a carta de vocês, ficamos muito felizes! Mas pedimos desculpas por não termos respondido a carta mais cedo.

Nossa Turma continua estudando sobre os insetos, mas agora estamos descobrindo coisas novas sobre eles e a vida animal como: metamorfose, hospedeiro e parasita, cadeia alimentar. Vocês já estudaram sobre esses assuntos?

E vocês, o que já descobriram sobre grafite?

Esta semana nós mandaremos para o jornal informativo nosso texto coletivo contando sobre um “causo” que vivemos em nossa Turma, que nos fez pesquisar sobre esses assuntos, também colocaremos um pequeno painel no mural lá da frente explicando o ocorrido.

Nós vimos a caixa de livros de vocês, percebemos que ela é mais arrumada do que a nossa! Parece que vocês têm livros muito bons lá dentro.

Na verdade nossa caixa de livros de histórias é bem pequenininha e está bem velhinha porque não cuidados bem dela! Mas temos na primeira prateleira da nossa estante coletiva alguns livros de pesquisas, que são os nossos preferidos para o ateliê de leitura.

Gostamos muito de escrever textos novos para lermos para Turma, porque fazemos roda de leitura com vela, que é assim: na maioria das nossas rodas iniciais de terça-feira, levamos o caderninho de texto livre (caderninho que chamamos de T.L.) acendemos uma vela, apagamos a luz e uma criança é sorteada para começar a ler, sempre quem está lendo é quem está com a vela, quando ela termina de ler entrega a vela para um amigo que esteja com a mão levantada querendo ler também.

Estamos curiosos para saber como é a rotina de vocês?

Na nossa rotina nos temos alguns ateliês que chamamos de: ateliê escolha (ateliê escolha é quando escolhemos um trabalho entre as opções que a Jana, nossa professora, nos dá ), também temos o ateliê meta (ateliê meta é o trabalho que precisamos nos dedicar muito, que normalmente nos escolhemos, mas se não for o que precisamos de verdade a Jana também muda!) e toda sexta fazíamos ateliê livre (que era livre mesmo! Escolhíamos qualquer trabalho desde c.a.c e T. L. Que fazem parte da nossa rotina normalmente a jogos, artes, pesquisa, leitura… bom, resumindo, livre é livre!).

Escrevemos “fazíamos”, porque no momento perdemos alguns direitos, (ateliê livre, parcão e também do nosso ateliê de artes que era de quarta-feira) pois infelizmente não estamos cumprindo com nossos deveres, consequentemente perdemos alguns direitos, mas temos a esperança de recuperarmos nossos direitos rapidamente!

Adoramos a ideia de fazermos um texto com vocês, podem começar que nós terminaremos!

 

Abraços, Turma das Pirâmides 

 

A resposta:

 

Campinas, 22 de novembro de 2012.

 

Bom dia Turma das Pirâmides,

 

agradecemos por responderem a carta.

Ainda não estudamos sobre os insetos, mas gostaríamos de conhecê-los. Nós aprendemos que o Grafite e a Pichação são diferentes, porque o Grafite são desenhos coloridos e a pichação são só “rabiscos”; antes de ser Grafite, os homens da caverna já desenhavam nas paredes. Geralmente, o Grafite quer expressar um pensamento e ele é autorizado, já a pichação é ilegal. Tem vários tipos de Grafite, como o 3D, que o grafiteiro faz se inspirando no que ele está vendo, parecendo ser de verdade. Eles usam tinta aerossol e tem uma gíria própria. Pesquisamos os grafiteiros mais famosos, dois deles são Os Gêmeos. Também recebemos a visita do 7º ano que já tinha pesquisado sobre o assunto.

Nós ficamos sabendo do “causo” que ocorreu com a Lagarta e achamos bem interessante. Comentamos sobre a decomposição dos seres humanos.

Vocês podiam reformar a caixa de livros de vocês. A nossa tem livros da turma, trouxemos de nossas casas e emprestamos para os colegas levarem para a casa deles e depois devolverem. Temos livros de todos os tipos. Agradecemos por elogiarem a nossa caixa.

Também fazemos leitura de textos livres. Temos palitinhos com os nossos nomes, então a Aline sorteia um de nós, o sorteado vai na frente da sala e lê seu texto. Depois, ele sorteia outra pessoa e etc. Nós achamos bem legal o jeito que vocês fazem a sua leitura do T.L. e gostaríamos de tentar, não é perigoso?

Sobre a nossa rotina, também temos o ateliê de escolha, quase sempre temos a opção de CAC e de alguma ficha. Funciona assim: a Aline escreve na lousa três opções, nós vamos até lá, escolhemos uma e colocamos o nosso nome. Temos o ateliê terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, porque na segunda-feira temos aulas específicas e sexta-feira também, nosso tempo fica apertado. A nossa meta é escolhida para fazer de terça-feira e quinta-feira, na terça-feira fazemos enquanto metade da turma está no logo e na quinta-feira fazemos no começo do dia, antes do lanche. Não temos um dia certo para ateliês livres, na verdade, fizemos pouquíssimas vezes e queremos fazer mais. Ele funciona assim: levantamos as mãos e damos sugestões de ateliês que não costumamos fazer. Cada um escolhe um e é bom porque não tem limite de inscrições.

Que bom que vocês gostaram da ideia de escrevermos um texto coletivo, vamos começá-lo e na próxima carta enviamos para vocês terminarem.

Beijos da Mula-sem-cabeça.

Assinado: Turma das Lendas.

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *