Pesquisa: Escorpiões

Durante uma roda de novidades, a Aline contou que foi à uma loja e tinha um escorpião dentro da sacola que a entregaram. Depois, em roda de conversa, contamos algumas histórias que conhecemos e anotamos muitas dúvidas sobre o tema. Começamos assim a nossa pesquisa sobre “Escorpiões”. Depois, publicamos no Informativo da escola um resumo das informações que descobrimos, confira abaixo:

Os escorpiões ficam em lugares escuros, quentes e secos, entre madeiras, troncos, cascas de árvores, buracos, fendas ou no meio de entulhos. Podem viver no deserto arenoso e pedregoso, no estepe escorado, no bosque seco e ou bosque tropical.

Não colocam ovos, são vivíparos. O macho limpa o chão com os pentes, depois deposita aí uma cápsula contendo espermatozoide e arrasta a fêmea para cima deles. Eles cavam na terra para ter os filhotes, gerando de 6 a 90 filhotes, que nascem brancos e por meio de parto. Os filhotes ficam um tempo grudados nas costas da mãe até trocarem de pele.

Os escorpiões são carnívoros, comem: cupins, moscas, grilos, baratas, aranhas, lagartos, roedores, pássaros e até outros escorpiões na falta de comida, praticando assim o canibalismo.

Nós podemos comer escorpiões. Aqui no Brasil é muito raro, mas na China comem escorpiões vivos e mortos.

Os escorpiões picam, porque sentem medo de ser machucados ou mortos. O veneno pode ser tóxico e mortal. Ele pica a presa, injeta o veneno, despedaça o bicho e come. Há pesquisas de que picadas de escorpiões matam 10 vezes mais que picadas de cobras. Há alguns casos em que as picadas podem ser tratadas em casa: aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos para aliviar a dor e permanecer em repouso, mas é sempre indicado procurar um médico especialista. As serpentes da areia e suricatas não são afetadas pelo seu veneno.

images

Até breve,

Turma dos Exploradores

Categoria: Sem categoria

Uma resposta para Pesquisa: Escorpiões

  1. Enrico Penteado diz:

    Oi turma dos tubarões. Sou eu Enrico do 4 ano t. Estou vendo que vocês fizeram uma pesquisa sobre
    os escorpiões, que legal!!! Bons trabalhos. Tchau , e boas escorpesquisas!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *